Jardins, Serra e parques de Poços de Caldas: conheça os respiros da cidade

O Visite Poços selecionou os principais pontos em que a natureza se destaca em meio à cidade, como jardins, serra e parques de Poços de Caldas.

Poços de Caldas é uma cidade agradável, com grandes áreas verdes que nos convidam para fotografar, descansar ou passear. O Visite Poços selecionou os principais pontos em que a natureza se destaca em meio à cidade. São jardins, serra e parques de Poços de Caldas que valem a pena conhecer.

Os históricos jardins do Parque José Affonso Junqueira

Um dos mais famosos parques de Poços de Caldas e com relevância histórica, o Parque José Affonso Junqueira foi planejado pelo renomado paisagista Reynaldo Dierberger. Seus jardins, localizados no centro de Poços de Caldas, são um convite para a admiração.

O espaço compõe a paisagem urbana de Poços de Caldas, formando com as Thermas Antonio Carlos, Palace Casino e Palace Hotel um importante conjunto arquitetônico e paisagístico da cidade.

Os amplos gramados e as imponentes árvores que margeiam os caminhos do jardim trazem o frescor e a natureza para a região central da cidade. É possível encontrar palmeiras, pinheiros, mangueiras e até pau-brasil nos canteiros do Parque.

O pergolado e os bonitos caminhos são um convite para o passeio, enquanto os bancos de madeira espalhados pelo jardim são um convite para a apreciação do belo espaço verde.

Parque Municipal Antônio Molinari

Outro respiro da cidade é o Parque Municipal Antônio Molinari. Um dos melhores locais para a prática de atividades físicas e lazer em Poços de Caldas, o parque possui quadras, pistas de cooper e skate, mesas e aparelhos de ginásticas. Tudo cercado por muitas flores, grama e grandes árvores.

O Parque Municipal Antônio Molinari está localizado na Avenida João Pinheiro e fica aberto para visitantes das 5h às 21h30, todos os dias.

Recanto Japonês, o jardim de personalidade

Um dos mais charmosos jardins de Poços de Caldas está localizado no ponto turístico Recanto Japonês. Com vegetação e construções típicas japonesas e cercado pela mata da Serra de São Domingos, o Recanto Japonês é um dos pontos turísticos mais queridos da cidade.

O ponto permite um passeio entre as plantas ornamentais e pequenas quedas de água. Imersas na vegetação, estruturas de madeira, construídas no estilo oriental, convidam os visitantes para uma pausa em meio à natureza. O Recanto japonês está localizado no Jardim dos Estados e fica aberto todos os dias, das 8 às 18h.

Parque Ecológico da Zona Sul                                               

Inaugurado em 2016, o Parque Ecológico concentra uma grande área verde na região sul da cidade. Com uma pista de caminhada de 3km de extensão, duas academias ao ar livre e as quadras de tênis, de peteca e de futebol convidam para um convívio ativo com a natureza local.

Jardim Botânico de Poços de Caldas

O Brasil possui apenas 24 jardins botânicos reconhecidos e Poços de Caldas tem um deles. São 45 hectares de vegetação típica da região, onde pesquisadores trabalham para conhecer e preservar a flora local.

O Jardim Botânico de Poços de Caldas é aberto para visitantes, que podem contemplar o lugar e conhecer as espécies do acervo local. O Jardim Botânico está localizado no Véu das Noivas e fica aberto para visitação no período das 10 às 12h e das 13h às 16h.

Parque Municipal da Serra de São Domingos: a moldura natural da cidade

Além dos jardins, a natureza de Poços de Caldas se destaca também através da Serra de São Domingos, uma moldura natural para a cidade. As belas montanhas que cercam Poços formam um parque rico, de 253 hectares, e tombado desde a década de 80. A vegetação é densa e diversificada, formada pelo bioma da Mata Atlântica, e um refúgio para animais como pássaros, macacos, quatis e até onças.

Além de presente em todas as vistas da cidade, parte da Serra de São Domingos pode ser admirada do alto, em passeios de teleférico ou em vôos de paraglider. No topo da serra, coroando a paisagem, está um dos pontos turísticos mais conhecidos da cidade, o Cristo Redentor de Poços de Caldas.

COMPARTILHE
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email
COMENTÁRIOS