O caminho do Imperador em Poços de Caldas

No final do século XIX, Dom Pedro II visitava Poços de Caldas. Foi um marco de desenvolvimento da cidade e hoje é possível refazer o caminho do imperador.

No final do século XIX, Dom Pedro II visitava Poços de Caldas. A visita do imperador a cidade tinha como objetivo a instalação de uma estação de trem da linha Mogyana e tornou-se um marco de desenvolvimento para Poços de Caldas. A presença de Dom Pedro II e, posteriormente os registros do caminho do imperador em Poços de Caldas coroou a bela fama da cidade, que já se destacava pelas suas águas termais.

Foram dois dias de agenda intensa, com direito a visitações em pontos importantes da cidade e até banhos de imersões em águas sulfurosas. O trajeto percorrido pela comitiva de Dom Pedro II, que era composta inclusive por outros membros da família real, incluía os seguintes pontos: Estação Fepasa, Praça dos Imigrantes, Parque Infantil Darcy Vargas, Jardim do Palace Hotel, Praça Pedro Sanches, Igreja Santo Antônio, Praça Dom Pedro II, Cascatinha e Cascata das Antas.

Atualmente, os locais visitados pelo imperador Dom Pedro II são indicados por placas e formam o “Caminho Turístico do Imperador”, uma rota histórica sugerida para os turistas.

Refazendo o Caminho do Imperador nos dias de hoje

Como a Estação Mogyana, atualmente Estação Fepasa, foi a motivação da visita do imperador a Poços de Caldas, merece destaque na hora de refazer o trajeto. Nos dias de hoje, a linha férrea está inoperante, mas a Estação mantém sua arquitetura original e pode ser visitada. Localizada na Praça Paul Harris, a Estação Fepasa é sede da Secretaria de Turismo e é o melhor ponto de início para quem percorre o Caminho Turístico do Imperador.

Com o passar do tempo, o cenário visitado por Dom Pedro II foi bastante modificado. O Balneário Pedro Botelho, onde o Imperador desfrutou das águas quentes de Poços de Caldas, não existe mais. O balneário foi demolido para dar início à reestruturação da cidade e agora, o espaço é ocupado pelo imponente jardim do Palace Hotel.

Outras alterações abrangem os casos do Parque Infantil Darcy Vargas e da Praça dos Imigrantes: embora o local tenha sido percorrido por Dom Pedro II, ambas as construções eram inexistentes na época da visita do Imperador. Já a Cascatinha recebeu obras ao seu redor: a pequena queda d’água divide suas margens com um ginásio poliesportivo que foi construído recentemente.

As alterações realizadas no cenário com o passar do tempo foram inevitáveis e não apagam a história. A visita do Imperador foi um marco para Poços de Caldas e percorrer o mesmo caminho nos dias de hoje é manter a memória da cidade.

Caminhos Turísticos de Poços de Caldas

O “Caminho Turístico do Imperador” tem um viés mais histórico, reforçando a relevância da presença do imperador na cidade, um marco para o desenvolvimento de Poços de Caldas. Mas, esse não é não é o único trajeto sugerido para os visitantes da cidade: ao todo são oito Caminhos Turísticos traçados e sinalizados. Eles são um convite para explorar tematicamente o destino e podem ser feitos a pé ou de carro.

Cada caminho turístico tem um tema central que reúne pontos importantes da cidade. Essa reunião de locais para serem visitados é pensada de acordo com as características dos pontos turísticos ou com a história que deverá ser contada. Temas como as águas de Poços de Caldas, as igrejas, os museus, as expressões artísticas da cidade e a bela natureza que cerca a região são abordados nos Caminhos.

Além do “Caminho Turístico do Imperador”, Poços tem os seguintes trechos: “Caminho das Águas Virtuosas”, “Caminho das Artes e Saberes”, “Caminho do Conhecimento”, “Caminho de Charmes e Encantos”, “Caminho das Crenças e Arte” e o “Caminho das Montanhas, Natureza e Cenários”.  Todos os caminhos são sinalizados por placas espalhadas pela cidade, nelas há informações históricas, mapas ou somente o nome do Caminho presente naquele trecho. Nas próximas postagens, o Visite Poços de Caldas detalhará os outros Caminhos Turísticos de Poços de Caldas. Acompanhe!

COMPARTILHE
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp