Poços de Caldas é uma cidade que carrega história e valoriza a arte. Então, nada mais interessante do que passear entre as belas montanhas à procura de cultura e conhecimento. Para deixar essa busca mais interessante, a Prefeitura Municipal de Poços de Caldas criou o “Caminho Turístico Artes e Saberes”, que traça uma rota de passeio que abrange pontos importantes para a cidade: a Casa da Cultura, o Espaço Cultural da Urca e o Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas.
Os espaços escolhidos para compor esse Caminho Turístico são fortes pilares para a arte e cultura de Poços de Caldas e, com certeza, valem uma visita. Acompanhe no post.
Instituto Moreira Salles
A primeira parada do Caminho Turístico Artes e Saberes é o Instituto Moreira Salles, apelidado na cidade de “Casa da Cultura”. No local, o charmoso e centenário Chalé Cristiano Osório acolhe exposições de artistas da cidade e da região, além de ter um dos melhores cafés da cidade.
No mesmo ambiente, há um moderno pavilhão. O conjunto é muito interessante e a visitação permite boas experiências, já que o Instituto Moreira Salles cumpre ativamente a sua função de promoção de atividades culturais. É possível fazer cursos, visitar exposições e participar de apresentações nas áreas de cinema, fotografia, artes plásticas, música e literatura.
O Instituto Moreira Salles funciona na cidade desde 1992 e fica aberto ao público de terça a domingo, das 13h às 19h. A agenda cultural completa pode ser acessada no site: www.ims.com.br.
Espaço Cultural da Urca
A segunda parada do Caminho Turístico Artes e Saberes é a Urca. Inaugurado em 1942 como uma casa de jogos, a Urca se tornou um dos cassinos mais importantes do Brasil. Pela sua história, o espaço possui relevância para a cidade e sua arquitetura é destaque na cidade.
No passado, após a proibição dos jogos no Brasil, a Urca foi faculdade e centro administrativo. Desde a década de 80, o espaço se tornou um centro cultural. Composto por salões e o Teatro Municipal Benigno Gaiga, o prédio abriga exposições, feiras e apresentações musicais e peças teatrais.
O Espaço Cultural da Urca fica aberto diariamente, das 12h às 18h.
Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas
Ao lado do Espaço Cultural da Urca está o Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas, a terceira parada do Caminho Turístico Artes e Saberes. O prédio que, assim como os outros deste caminho, é um bem cultural tombado foi construído em 1898 e se destaca pela sua preservação e beleza.
O local já foi residência, hospedaria e escola, mas desde 1996 acolhe os registros mais importantes da história da cidade. São quadros que preservam a cidade do passado, peças de porcelanas do século XX, moedas, móveis, roupas, jornais e mais de 4 mil fotografias de Poços de Caldas que contam a história da cidade e de seus visitantes ilustres. Rochas e minérios são importantes para a cidade e também são expostos no Museu.
O Museu fica aberto de terça a sexta, das 12h às 18h. Sábados: das 12h às 18h e domingos das 8h às 12h.
Caminhos Turísticos de Poços de Caldas
O Caminho Turístico Artes e Saberes é um dos trajetos sugeridos pela Prefeitura Municipal de Poços de Caldas para percorrer a cidade. Todos os caminhos são sinalizados por placas espalhadas pela cidade, com a ideia de apresentar Poços de Caldas por temas.
O Visite Poços de Caldas já detalhou alguns deles: “Caminho Turístico do Imperador”, “Caminho das Montanhas, Natureza e Cenários” e “Caminho Turístico Água, Ares e Lugares” e em futuras postagens abordará os demais: “Caminho Turístico das Águas Virtuosas”, “Caminho Turístico do Conhecimento”, “Caminho de Charmes e Encantos”, “Caminho das Crenças e Arte”.
Acompanhe as próximas postagens e deixe o seu comentário, se você gostou de saber mais sobre pontos importantes para a cultura de Poços de Caldas!