Feiras em Poços de Caldas: um universo de tradição

O Visite Poços de Caldas resolveu trazer um delicioso assunto. Há décadas acontecem feiras em Poços de Caldas, uma famosa tradição da cidade
Feiras em Poços de Caldas: um universo de tradição
COMPARTILHE
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Poços de Caldas é uma cidade que preserva muitos costumes. Um deles é a rotina de feiras, que acontece há mais de 50 anos. Com produtos frescos, tradicionais da região e bastante diversificados, as feiras atraem turistas e poços-caldenses para um universo extremamente rico. Pensando nessa tradição, o Visite Poços de Caldas resolveu trazer esse delicioso assunto. Continue a leitura e saiba mais sobre as feiras em Poços de Caldas!

É dia de feira!

Quem compra nas feiras sabe que o ambiente é amistoso. Em meio às vendas, os feirantes possuem autonomia para negociar os preços com seus clientes. Há também a confiança de comprar de quem conhece muito bem a origem dos produtos, já que muitos feirantes são os próprios produtores.

Semanalmente, acontecem mais de dez feiras em Poços de Caldas. A agenda intensa garante feira em todas as regiões da cidade, conforme a programação:

Terça-feira: Bairro Vila Cruz, Praça Paulo Affonso Junqueira – das 6h às 13h30

Quarta-feira: Bairro Cascatinha, Rua XV de Novembro – das 6h às 13h30 / Jardim São Paulo, Rua Abílio Narcizo Pereira – das 14h às 18h

Quinta-feira: Bairro Vila Nova, Rua Antônio P. Guimarães / Bairro Santa Augusta, Rua João Antônio de Oliveira– das 6h às 13h30

Sexta-feira: Conjunto Habitacional, Av. Luciano Eduardo Marras – das 6h às 13h

Sábado: Pátio do Mercado Municipal – das 6h às 14h

Domingo: Bairro Santana, Rua Joaquim Pereira / Jardim Ipê, Rua Armando Nery / Parque Pinheiro, Rua Guido Borin Filho / Jardim Country Club, Av. Monsenhor Alderigi / Vila Rica, Av. São Jorge – das 6h às 13h

Feira de Sábado

A feira de sábado, no estacionamento do Mercado Municipal de Poços de Caldas é a maior delas. O grande público busca produtos frescos, mas encontra também diversidade, atendimento diferenciado e bons preços.

As feiras de sábado contam com uma ampla diversidade de produtos, entretanto os mais procurados são as frutas, as verduras e os legumes, que são facilmente encontrados, nas mais diversas barracas. Mas quando o público é composto por turistas, a preferência dos clientes é alterada para doces, mel, queijos mineiros, farinhas e rapaduras. Produtos como flores, roupas, calçados, utensílios de cozinha também são facilmente encontrados na feira de sábado.

Um produto que tem também se destaca no cenário da feira de sábado é o pastel, afinal pastel e feira combinam muito. Uma das mais tradicionais barracas, vende pastel na feira de sábado há mais de 30 anos, alcançando a marca de mil pastéis por sábado.

Rotina

Para que os produtos sejam encontrados pelos fregueses logo cedo, a montagem da barraca é autorizada às 19h de sexta-feira. Muitos feirantes iniciam a preparação ainda no meio da noite e finalizam pela madrugada, já que é também nesse período, por volta das 4h, que os primeiros fregueses chegam.

Diferenciais da feira de sábado

O grande fluxo de pessoas é um chamariz para outras atrações na feira, como:

Feira de antiguidade

A Feira de antiguidade acontece no outro lado da pista. Dezenas de pessoas expõem objetos antigos, como eletrodomésticos, aparelhos de som, instrumentos musicais, telefones, bicicletas, ferramentas, moedas, livros, máquinas de costura e discos de vinil. O movimento é grande e o local um belo ponto para colecionadores.

Apresentações

Fugindo da rotina da feira, mas acrescentando cultura e diversão para o público local, alguns grupos escolhem a feira para fazer apresentações. Dentre os grupos que já se apresentaram na feira de sábado estão o Choro a Dois e a Roda de Capoeira D’angola.

O Choro a Dois é um projeto de música instrumental focado no Choro tradicional, expressado através do Bandolim e do Violão de 7 cordas. Já a Roda de Capoeira D’Angola reúne mestres de Poços de Caldas e cidades vizinhas, e a ideia é que aconteça uma vez por mês na feira de sábado.

Feiras de artesanato

Como uma boa cidade turística, Poços de Caldas oferece também as feirinhas de artesanato. As mais famosas são a Expo Arte de Rua, nas Thermas Antonio Carlos, e a Fearpo (Feira de Artesanato de Poços de Caldas), na Praça dos Macacos. Elas reúnem mais de 400 expositores da cidade, que oferecem produtos artesanais e trazem a cultura da região.

Horário de funcionamento:

Expo Arte de Rua: Sábados, das 9h às 18h / Domingos e feriados, das 9h às 14h

Fearpo: Domingos e feriados, das 8h às 16h

Você costuma frequentar as feiras em Poços de Caldas? Deixe um comentário e conte pra gente!

PUBLICADO EM:
COMPARTILHE
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email
COMENTÁRIOS
Fechar