Festa de São Benedito: a reunião de religião, cultura e gastronomia de Poços de Caldas

Todos os anos, entre os dias 1º e 13 de maio, Poços de Caldas recebe um dos seus mais tradicionais eventos: a Festa de São Benedito.
COMPARTILHE
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Todos os anos, entre os dias 1º e 13 de maio, Poços de Caldas recebe um dos seus mais tradicionais eventos: a Festa de São Benedito.

Com gastronomia típica, manifestações culturais únicas e muita religiosidade, a Festa de São Benedito se tornou patrimônio imaterial da cidade e se repete há mais de um século. A tradição transforma a programação da cidade, e é um importante período para Poços de Caldas. O último dia de evento é destinado ao Santo padroeiro e feriado na cidade.

O Visite Poços de Caldas apresenta os tópicos importantes dessa Festa. Confira!

Religiosidade

A sede da Festa é o pátio da Igreja de São Benedito, localizada em meio aos morros das ruas São Paulo e Rio de Janeiro, no centro de Poços de Caldas. A igreja recebe diversas atrações para a Festa de São Benedito, e se transforma em anfitriã para milhares de pessoas.

O principal tom da Festa de São Benedito é a religiosidade. Durante os 13 dias de festa, a igreja permanece cheia e com sua agenda intensificada. Nesse período acontecem missas seguidas de novena em louvor à São Benedito, procissões e coroação de Nossa Senhora, conforme programação divulgada pela Secretaria de Turismo e disponibilizada abaixo:

Dias 1º, 02, 03, 04, 05, 06, 07, 08, 09, 10, 11 e 12, de Maio às 19h00 – Missa, seguida da novena em louvor à São Benedito e coroação de Nossa Senhora

Dia 03 de Maio às 20h30 – Procissão das Congadas: Saindo da Igreja de Santa Cruz indo em direção à Capela de São Benedito, onde acontece a coroação e hasteamento dos
mastros.

Dia 11 de Maio às 16h – Retirada dos Caiapós do Mato pelos Congos, na Fonte dos Amores.

Dia 13 de Maio às 10h – Missa Solene na Capela de São Benedito.

Dia 13 de Maio às 16h – Procissão, saindo da capela de São Benedito, passando pelas ruas São Paulo, Pça. Pedro Sanches, Rua Junqueiras, Rua Assis Figueiredo, Rua XV de Novembro, Rua Santa Catarina e Pça Cel. Agostinho Junqueira. Após a procissão haverá benção de encerramento.

Além da Igreja de São Benedito, outras paróquias da cidade se envolvem na festança. Geralmente, são responsáveis pelas barracas de alimentação, que servem comidas e bebidas típicas da região para o público do evento.

Comidas típicas

Paróquias de Poços de Caldas e a Associação dos Congos e Caiapós participam da Festa de São Benedito oferecendo mais sabor, com produtos típicos mineiros. São desde refeições completas, como canjiquinha e caldo até lanches como biscoito recheado de pernil ou pastel de fubá. Sem falar das bebidas quentes, excelentes para o clima frio da cidade nesse período.

Na parte externa no pátio da Igreja de São Benedito, outras barracas servem churrasquinhos e doces como cocadas, doces de leite, doces de amendoim e maçãs do amor.

Grupos de Caiapós e Congadas

A Festa de São Benedito é importante para a cultura da cidade. E, no dia 11 de maio, acontece um dos momentos mais emocionantes da Festa: quando há a retirada dos Caiapós da mata, aos pés da Serra São Domingos, no importante ponto turístico Fonte dos Amores.

Com a abolição da escravatura, os negros decidiram retribuir todo o acolhimento que os índios ofereceram a eles durante o período da escravidão e os convidam para festejar a sua liberdade. Portanto, a apresentação narra um importante momento, este reencontro entre índios e negros.

De estilo teatral, emocionante, a cerimônia mantém até os dias de hoje diferentes culturas e gerações unidas. O ritmo da congada e as danças dos caiapós atravessam a cidade, espalhando cultura e tradição por Poços de Caldas, seguindo rumo à Igreja de São Benedito. É possível acompanhar a toda a encenação na Fonte dos Amores e pelas ruas centrais da cidade, gratuitamente.

Nos outros dias da Festa de São Benedito, acontecem vários outros cortejos e também visitas em residências e escolas dos ternos de Congo.

Brinquedos

Outros atrativos comuns na Festa de São Benedito são os brinquedos. Apresentados em barracas de jogos, como roletas e pescarias ou expostos diretamente no pátio da Igreja de São Benedito, como os brinquedos infláveis e carrosséis, ou até alguns brinquedos mais radicais. Eles trazem ainda mais alegria para o evento.

São brinquedos que atendem todas as idades, reforçando a ideia familiar do evento.

Você já participou de alguma Festa de São Benedito? Conte para a gente sua experiência.

PUBLICADO EM:
COMPARTILHE
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email
COMENTÁRIOS
Fechar