Conheça o Caminho Turístico que reúne Fonte dos Amores, Cristo e Pedra Balão

O “Caminho Turístico Montanhas, Natureza e Cenários” é uma das sugestões de passeios por apresentar a Fonte dos Amores, Pedra Balão e Cristo Redentor
Visite Poços de Caldas
COMPARTILHE
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Percorrer a trilha que leva ao Cristo Redentor e depois seguir a pé para a Pedra Balão é um dos programas mais tradicionais de Poços de Caldas. O trajeto foi recentemente definido pela Prefeitura como o “Caminho Turístico Montanhas, Natureza e Cenários”, recebendo sinalização adequada e reunindo os destinos Fonte dos Amores, Cristo e Pedra Balão em uma só sugestão de passeio.

O nome do caminho faz referência à paisagem local. O curso é uma imersão à natureza, passando pela mata fechada, campos abertos, alto das montanhas e formações rochosas típicas de Poços de Caldas.

Fonte dos Amores

O início do caminho é no centro de Poços de Caldas, na trilha da Fonte dos Amores. O ponto turístico é um dos locais que trazem o romantismo de Poços de Caldas à tona, abrigando uma escultura de um casal.

Feita em 1929 com a intenção de representar o amor, a escultura em mármore branco é de autoria do artista Giulio Starace. Acompanhando o casal de jovens namorados, há um poema de Alberto de Oliveira. “Neste recanto o amar tudo convida/ Que amor é vida,/ Amai!Amai!/ Mas, a quem pôs aqui tanta beleza/ A alma da natureza/ Uma oração mandai:/Orai!Orai!”. O conjunto foi tombado em 2010.

No fundo da obra de arte há o bosque e a singela queda d´água, apresentando a bela paisagem de Poços de Caldas destacada no “Caminho Turístico Montanhas, Natureza e Cenários”. É possível que o visitante suba através de escadas em meio às pedras e observe, ainda mais de perto, a delicada cachoeira.

A presença de animais típicos da Serra São Domingos na Fonte dos Amores também é destaque. Pássaros, macacos e quatis vivem tranquilamente no ponto turístico e até interagem com os visitantes.
A Fonte dos Amores fica aberta para visitação das 8h às 17h30, de segunda a sexta. Fins de semana e feriados o horário de funcionamento é das 8h às 18h.

Cristo Redentor

A trilha que inicia na Fonte dos Amores e segue em meio à mata é um dos caminhos mais utilizados para chegar ao Cristo Redentor. A vegetação fechada é uma imersão à natureza e traz as principais espécies da fauna e flora da Serra de São Domingos.

A mata atlântica densa segue até a metade do caminho, quando o campo de altitude apresenta a vegetação mais baixa. A partir desse ponto já é possível avistar a cidade, mas a vista completa se dá ao chegar ao Cristo Redentor. Do alto dos 1.600 metros, a cidade se apresenta ainda de maneira mais bela, ao pé da Serra São Domingos.

Montado na década de 50, o Cristo Redentor de Poços de Caldas é cópia da imagem do Rio de Janeiro. O Cristo de Poços é um dos maiores do mundo, com 30 metros de altura.

Pedra Balão

Descendo pela estrada asfaltada, é possível chegar a outro ponto turístico da cidade: a Pedra Balão. O trecho é curto e inclui um pedaço de estrada de terra. O local encanta pela singularidade, já que a paisagem é composta por várias formações rochosas, sendo que o destaque, a Pedra Balão, é uma grande pedra sobreposta à outra. O formato deste conjunto lembra um dirigível e foi esculpido pela própria natureza.

É permitido subir na Pedra Balão, que tem 10 metros de altura, para observar o cenário que cerca o ponto turístico. Composta por montanhas, muita área verde e um belo horizonte, a paisagem deste ponto turístico é mesmo convidativa.
Outra experiência interessante promovida no Ponto Turístico são os são os passeios à cavalo. Ainda no local há um quiosque que comercializa lanches, bebidas e lembranças de Poços de Caldas.

Caminhos turísticos

O “Caminho Turístico Montanhas, Natureza e Cenários” faz parte dos Caminhos Turísticos que sugerem aos turistas rotas definidas por temas como história, águas, cultura e natureza. São eles: “Caminho do Imperador”, “Caminho das Águas Virtuosas”, “Caminho das Artes e Saberes”, “Caminho do Conhecimento”, “Caminho de Charmes e Encantos” e o “Caminho das Crenças e Arte”. O Visite Poços de Caldas já detalhou também o “Caminho do Imperador” e os demais serão contados em novos posts.

PUBLICADO EM:
COMPARTILHE
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email
COMENTÁRIOS
Fechar