O caminho do Imperador em Poços de Caldas

No final do século XIX, Dom Pedro II visitava Poços de Caldas. Foi um marco de desenvolvimento da cidade e hoje é possível refazer o caminho do imperador.
COMPARTILHE
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

No final do século XIX, Dom Pedro II visitava Poços de Caldas. A visita do imperador a cidade tinha como objetivo a instalação de uma estação de trem da linha Mogyana e tornou-se um marco de desenvolvimento para Poços de Caldas. A presença de Dom Pedro II e, posteriormente os registros do caminho do imperador em Poços de Caldas coroou a bela fama da cidade, que já se destacava pelas suas águas termais.

Foram dois dias de agenda intensa, com direito a visitações em pontos importantes da cidade e até banhos de imersões em águas sulfurosas. O trajeto percorrido pela comitiva de Dom Pedro II, que era composta inclusive por outros membros da família real, incluía os seguintes pontos: Estação Fepasa, Praça dos Imigrantes, Parque Infantil Darcy Vargas, Jardim do Palace Hotel, Praça Pedro Sanches, Igreja Santo Antônio, Praça Dom Pedro II, Cascatinha e Cascata das Antas.

Atualmente, os locais visitados pelo imperador Dom Pedro II são indicados por placas e formam o “Caminho Turístico do Imperador”, uma rota histórica sugerida para os turistas.

Refazendo o Caminho do Imperador nos dias de hoje

Como a Estação Mogyana, atualmente Estação Fepasa, foi a motivação da visita do imperador a Poços de Caldas, merece destaque na hora de refazer o trajeto. Nos dias de hoje, a linha férrea está inoperante, mas a Estação mantém sua arquitetura original e pode ser visitada. Localizada na Praça Paul Harris, a Estação Fepasa é sede da Secretaria de Turismo e é o melhor ponto de início para quem percorre o Caminho Turístico do Imperador.

Com o passar do tempo, o cenário visitado por Dom Pedro II foi bastante modificado. O Balneário Pedro Botelho, onde o Imperador desfrutou das águas quentes de Poços de Caldas, não existe mais. O balneário foi demolido para dar início à reestruturação da cidade e agora, o espaço é ocupado pelo imponente jardim do Palace Hotel.

Outras alterações abrangem os casos do Parque Infantil Darcy Vargas e da Praça dos Imigrantes: embora o local tenha sido percorrido por Dom Pedro II, ambas as construções eram inexistentes na época da visita do Imperador. Já a Cascatinha recebeu obras ao seu redor: a pequena queda d’água divide suas margens com um ginásio poliesportivo que foi construído recentemente.

As alterações realizadas no cenário com o passar do tempo foram inevitáveis e não apagam a história. A visita do Imperador foi um marco para Poços de Caldas e percorrer o mesmo caminho nos dias de hoje é manter a memória da cidade.

Caminhos Turísticos de Poços de Caldas

O “Caminho Turístico do Imperador” tem um viés mais histórico, reforçando a relevância da presença do imperador na cidade, um marco para o desenvolvimento de Poços de Caldas. Mas, esse não é não é o único trajeto sugerido para os visitantes da cidade: ao todo são oito Caminhos Turísticos traçados e sinalizados. Eles são um convite para explorar tematicamente o destino e podem ser feitos a pé ou de carro.

Cada caminho turístico tem um tema central que reúne pontos importantes da cidade. Essa reunião de locais para serem visitados é pensada de acordo com as características dos pontos turísticos ou com a história que deverá ser contada. Temas como as águas de Poços de Caldas, as igrejas, os museus, as expressões artísticas da cidade e a bela natureza que cerca a região são abordados nos Caminhos.

Além do “Caminho Turístico do Imperador”, Poços tem os seguintes trechos: “Caminho das Águas Virtuosas”, “Caminho das Artes e Saberes”, “Caminho do Conhecimento”, “Caminho de Charmes e Encantos”, “Caminho das Crenças e Arte” e o “Caminho das Montanhas, Natureza e Cenários”.  Todos os caminhos são sinalizados por placas espalhadas pela cidade, nelas há informações históricas, mapas ou somente o nome do Caminho presente naquele trecho. Nas próximas postagens, o Visite Poços de Caldas detalhará os outros Caminhos Turísticos de Poços de Caldas. Acompanhe!

PUBLICADO EM:
COMPARTILHE
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email
COMENTÁRIOS
Fechar