Poços de Caldas: a cidade das águas

A história de Poços de Caldas está relacionada às águas. O Visite Poços de Caldas listou alguns pontos que fazem de Poços de Caldas a cidade das águas.
COMPARTILHE
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

A história de Poços de Caldas está relacionada às águas, principalmente às águas termais da cidade. O Visite Poços de Caldas listou alguns pontos onde ela é protagonista, transformando Poços na cidade das águas.

Águas termais de Poços de Caldas

Poços de Caldas é única por vários motivos, sendo que um deles é a presença das raras águas termais. Extremamente benéficas para a saúde, as águas sulfurosas de Poços de Caldas podem ser desfrutadas através de banhos e massagens, em balneários da cidade.

Thermas Antônio Carlos: local mais famoso de Poços de Caldas onde esse contato com as águas termais é possível. De arquitetura imponente, o prédio faz parte de um conjunto arquitetônico planejado para oferecer a Poços um tom a mais de requinte. Ao todo, as Thermas oferecem mais de dez serviços com águas sulfurosas.

Além das Thermas Antonio Carlos, Poços de Caldas disponibiliza água sulfurosa em outros locais, como no Hotel Palace Casino e na Praça Dom Pedro II, conhecida também como Praça dos Macacos. Nesta Praça, estão instalados um balneário e fontes ao ar livre que permitem o acesso às aguas imediatamente quando brotam na superfície.

Represas de Poços de Caldas

Não só de águas termais são compostos os atrativos de Poços de Caldas. Há duas represas que se destacam na cidade, pelo seu tamanho e beleza: a Represa Bortolan e a Represa Saturnino de Brito.

A Represa Bortolan está localizada na entrada da cidade, para quem vem pelo estado de São Paulo. Com mais de 3 km², a represa é um convite para esportistas e admiradores, já que é possível andar de caiaque, pedalinhos, escunas e lanchas ou até mesmo pescar.

Já a Represa Saturnino de Brito possui um complexo turístico, composto por jardins e um casarão. A Represa Saturnino de Brito foi construída na década de 30, para conter as enchentes na cidade.

Cachoeiras em Poços de Caldas

Cascata das Antas

A Cascata das Antas também é um dos pontos turísticos da cidade onde reinam às águas. O local apresenta a força das quedas d’água e o potencial hidrelétrico da cidade. É possível admirar os cursos da água e suas diversas quedas de vários pontos.

A Cascata das Antas possui também uma importância histórica para o município, já que a primeira usina hidrelétrica de Poços de Caldas foi construída neste ponto. A Empresa Força e Luz foi inaugurada em 1898, transformando Poços de Caldas em uma das primeiras cidades do Brasil que geram a própria energia. Atualmente, as ruínas desta usina embelezam ainda mais o ponto turístico.

Véu das Noivas

A cachoeira principal deste ponto turístico possui 10 metros de altura, mas não é o único alvo de contemplação. As correntezas e outras quedas d’água apresentam um cenário especial, que tem a água como destaque e permite a contemplação. O local fica aberto para visitação diariamente, das 7h às 17h30.

Rios que contribuem para a paisagem

Não é preciso se deslocar muito para entender a importância das águas para Poços de Caldas. No centro da cidade há ribeirões que participam do cenário da cidade.

Dentre os mais famosos são os ribeirões de Caldas e da Serra, que juntos formam um só rio. A Avenida João Pinheiro acompanha o curso do rio e a pista de caminhada em sua margem é um convite ao exercício, enquanto se contempla às águas de Poços de Caldas.

O encontro dos dois ribeirões acontece atrás do Café Concerto, no Parque José Affonso Junqueira.

Caminho Turístico Águas Virtuosas

Algumas postagens do Visite Poços de Caldas apresentam a cidade através de uma sugestão de trajeto, baseada nos Caminhos Turísticos propostos pela Secretaria de Turismo de Poços de Caldas. Em um próximo post, o Visite Poços de Caldas irá trazer o Caminho Turístico Águas Virtuosas, que tem como foco apresentar o roteiro das fontes da cidade. Serão outros pontos onde as águas da cidade recebem destaque. Acompanhe nossas postagens!

PUBLICADO EM:
COMPARTILHE
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email
COMENTÁRIOS
Fechar