Poços de Caldas está localizada no sul de Minas Gerais, região cercada de montanhas, belas paisagens rurais e muito café. Essa região do estado é uma das maiores e melhores produtoras de café do mundo, pois reúne fatores que favorecem esse tipo de produção como clima, altitude, qualidade do solo e abundância de água.

O Visite Poços de Caldas, sabendo da paixão dos brasileiros por café, resolveu trazer esse tema e mostrar como Poços de Caldas se relaciona com esse produto.

Tradição no cultivo do café

Minas Gerais é um estado historicamente conhecido pela produção de leite, entretanto, o sul de Minas Gerais é a região que mais produz café no Brasil, concentrando um dos maiores números de pés de café por metro quadrado do mundo. E, nas últimas décadas, o estado todo se consolidou como um dos maiores produtores de café do mundo.

As antigas fazendas de Poços de Caldas e de cidades vizinhas desenharam a história de cultivo desse produto na região, fornecendo ao sul de Minas o reconhecimento de grande produtor. As típicas fazendas acolhem plantações e terreiros que marcaram a imagem de Minas Gerais e que exportam para o mundo todo esse produto tão importante para o Brasil.

Qualidade e condições geográficas favoráveis

A confiança na qualidade do produto é fruto do sucesso na produção. Há algumas décadas, Minas Gerais se consolidou como produtora de café e Poços de Caldas seguiu essa tendência, que foi favorecida pelas condições naturais do local. A imagem de excelência é tão forte que, atualmente, alguns países da Ásia, ao importarem tais produtos, deixaram de realizar testes prévios de qualidade para cafés cultivados nessa região.

Mas, quais os fatores contribuem para essa excelência? Poços de Caldas conta com algumas condições geográficas extremamente favoráveis para esse sucesso. A cidade é cercada pela Serra da Mantiqueira, uma área montanhosa, com altitudes que ultrapassam os 1.200 metros. Com um clima de montanha, de temperaturas mais amenas, o solo fértil e a quantidade de água as condições estão ideais para garantir a qualidade do produto.

Este conjunto natural aliado à tradição cafeicultora da região de Poços de Caldas não poderia resultar em nada diferente de produtos de sucesso. Como resultado, os cafés do sul de Minas possuem características únicas: são cafés especiais, com características únicas: os aromas são frutados, o sabor ácido e levemente cítrico e de consistência naturalmente mais encorpada. É certo que o café da região de Poços de Caldas possui qualidade superior e com essas propriedades eles se destacam no cenário nacional e internacional.

Cafés Vulcânicos

Dentre os cafés especiais da região de Poços de Caldas que fazem sucesso, estão os conhecidos como cafés vulcânicos. A referência do nome é para essa região, que é formada por uma cadeia vulcânica.

Os cafés vulcânicos foram reunidos em uma associação, que engrandece a força desta produção no cenário mundial. Os produtores de cafés vulcânicos são de fazendas das seguintes cidades: Poços de Caldas (MG), Andradas (MG), Botelhos (MG), Campestre (MG), Cabo Verde (MG), Caconde (SP) e Divinolândia (SP).

A qualidade do produto e a preocupação social dos produtores já são reconhecidas mundialmente. A exportação destes cafés tem crescido anualmente e o cenário é de otimismo.

Mais informações sobre a produção de cafés especiais na região de Poços de Caldas podem ser encontradas no site da Associação: http://www.cafesvulcanicos.com.br/

Onde encontrar

Poços de Caldas: a terra do café - Café Concerto - Visite Poços de Caldas

Café Concerto, um dos cafés tradicionais da cidade

Não é só o cultivo do café que está presente no cotidiano da cidade. Poços de Caldas é naturalmente apreciadora desta bebida, que pode ser facilmente encontrada, desde as maneiras mais tradicionais até as mais modernas. A cidade garante a satisfação dos moradores e turistas, que podem apreciar essa bebida a céu aberto, em praças ou em lugares fechados, hospitaleiros e elegantes. Tudo para contribuir com a experiência maravilhosa de degustar esse produto.

Em uma futura postagem, o Visite Poços de Caldas listará os melhores locais em Poços de Caldas que oferecem cafés, apontando o diferencial de cada um.

Você também é fã de um bom café? Conte pra gente, deixe seu comentário.

Visite Poços de Caldas - Guia para visitantes

 

Deixe uma resposta

Fechar