Por que o Mercado de Poços merece uma visita?

Vale a pena conhecer o Mercado de Poços de Caldas: são diversos sabores, cores, aromas e produtos que merecem toda a nossa atenção.
COMPARTILHE
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Quando a gente viaja, a gente quer aproveitar o que há de melhor no destino, não é? Então, pensando assim, vale a pena conhecer o Mercado de Poços de Caldas. São diversos sabores, cores, aromas e produtos que merecem toda a nossa atenção.

Frequentado por moradores e turistas, o local é um ótimo lugar para compras, já que abriga objetos úteis e produtos frescos. O Visite Poços de Caldas apresenta o Mercado de Poços, conta sua história e mostra quais produtos são facilmente encontrados lá.

História do Mercado

A região de Poços de Caldas é famosa pelas produções rurais e já em 1890 percebeu o potencial de se criar um mercado que concentrasse todos esses produtos de maneira mais acessível à população urbana. Após uma solicitação da Câmara Municipal, foi fundado o primeiro mercado da cidade.

Em 1903, foi inaugurado um novo edifício, no centro da cidade: na esquina entre a Avenida Francisco Salles e a Rua Assis Figueiredo. Com fachada e torre imponentes, o novo mercado acolhia bem os produtos e logo foi ampliado para comportar também os animais.

Foi com o passar do tempo que a falta de um estacionamento e o grande número de produtos sugeriram uma mudança. E, em 1969 o Mercado Municipal de Poços de Caldas começou a funcionar no atual endereço: na Rua Pernambuco, também no centro da cidade.

O prédio do antigo mercado tem seus principais traços externos preservados. Atualmente, funciona uma loja de materiais de construção no local.

 O que encontrar no Mercado de Poços?

A região de Poços de Caldas é conhecida por ter bons artesanatos e produtos gastronômicos de sucesso, e o Mercado Municipal de Poços de Caldas concentra todas essas iguarias! São bebidas, doces, queijos, frutas, verduras e artesanatos que traduzem o jeito mineiro de ser. As produções são locais, mas o destaque é nacional.

A diversidade dos produtos

Bancas de hortifruti

São dez bancas de frutas, verduras e legumes. Todas com excelentes produtos, que trazem o frescor do ambiente rural para o centro de Poços de Caldas. Há uma grande diversidade nos produtos, mas de acordo com a época do ano alguns possuem um maior destaque. É a sazonalidade das frutas, verduras e legumes que indica qual a melhor época para cultivo e colheita da produção.

Queijos e doces

O Mercado de Poços de Caldas traz os melhores produtos desse ramo produzidos em Minas Gerais. O estado é reconhecido pelos queijos e doces de alta qualidade. Entre os doces mais procurados estão os doces de fruta como goiabada, doce de abóbora, doce de laranja, doce de mamão, de figo, entre outros. Já os doces de leite mineiros podem ser puros ou com ameixa, com chocolate, com morango, com maracujá… Muitas opções boas!

Os queijos encontrados no Mercado de Poços também são variados: desde os presentes em todas as mesas de café, até os mais premiados do estado. São cabacinhas, nozinhos, queijos Minas, Canastras e outros tantos. Vale a pena pedir sugestões e informações para o pessoal dos boxes, que entendem muito bem desses produtos.

Artesanatos

Cestos de palha ou vime, brinquedos feitos de madeira, objetos de cozinha, panelas de pedra ou tapetes: a diversidade artesanal no Mercado de Poços é enorme. Um ótimo local para comprar as lembrancinhas de Poços de Caldas para os parentes e amigos ou aquele objeto importante para a sua casa.

Outros produtos

Para o cotidiano, o Mercado de Poços de Caldas concentra açougues e peixarias, lanchonetes, cervejaria e tabacaria. Ou seja, sempre há um bom motivo para dar uma passada no Mercado.

Mais informações

O Mercado Municipal de Poços de Caldas possui ao todo 193 boxes em seu pátio interno e 54 na parte externa do espaço. O horário de funcionamento do Mercado Municipal de Poços de Caldas é de segunda a sábado, das 7h às 18h e no domingo, das 7h às 12h.

A relação de todos os boxes e outras informações podem ser encontradas no site oficial do Mercado Municipal de Poços de Caldas: www.mercadopocosdecaldas.com.br .

PUBLICADO EM:
COMPARTILHE
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email
COMENTÁRIOS
Fechar