Caminho turístico Águas Virtuosas: as águas de Poços reunidas em um só trajeto

Poços de Caldas é uma cidade conhecida pelas suas águas, então o Visite Poços traz o Caminho Turístico Águas Virtuosas, que reúne fontanários importantes
COMPARTILHE
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Poços de Caldas é uma cidade conhecida pelas suas águas. São diversas fontes e minas espalhadas pela cidade. Pensando na fartura desse recurso natural, o Visite Poços de Caldas traz o Caminho Turístico Águas Virtuosas, que reúne fontanários importantes da cidade. Continue a leitura e saiba mais sobre esse caminho turístico.

O caminho turístico Águas Virtuosas

Os pontos de visitação do caminho turístico Águas Virtuosas estão espalhados pela cidade e são famosos pela sua arquitetura, história ou localização. Para facilitar a realização de todo o percurso, o roteiro pode ser feito de carro.

O início do trajeto é a Fonte Pedro Botelho, conhecida também como Fonte do Leãozinho. A referência é pelo chafariz esculpido em mármore, com o formato de um leão. O ponto é bastante bonito e importante para a cidade, já que a Fonte Pedro Botelho abastece a piscina do Palace Hotel e as Thermas Antonio Carlos.

Continuando o caminho turístico Águas Virtuosas, as Thermas Antonio Carlos são a segunda parada. O balneário mais famoso da cidade, as Thermas trazem, em seu imponente edifício, as águas sulfurosas de diferentes maneiras: desde banhos de imersão até tratamentos estéticos.

A Fonte Martinico Prado, de água doce e fresca, localizada no Parque José Affonso Junqueira, próximo ao Palace Casino e ao Teleférico, é mais uma parada do percurso. Seguindo o trajeto, o próximo ponto é em frente à Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, o Fontanário Antônio Rubbo.

Ainda no centro da cidade, está a Fonte dos Macacos. O local permite o contato das águas sulfurosas com a superfície, no centro da Praça Dom Pedro II, também conhecida como Praça dos Macacos. É comum que neste ponto as pessoas lavem seus rostos, mãos ou busquem um pouco de água termal direto da fonte. É também na Praça dos Macacos que o Balneário Doutor Mário Mourão está localizado. Neste balneário é possível experimentar os banhos de imersão nas águas termais, por R$ 20.

Seguindo o trajeto, saímos da área central da cidade e chegamos a Fonte do Monjolinho. A Fonte é subterrânea e uma das mais tradicionais da cidade. Já no Jardim dos Estados, estão outros dois pontos do caminho turístico Águas Virtuosas: o Fontanário da Cambará e o Fontanário Waldir P. Costa, próximo à estrada que leva ao Cristo.

Ao fim do caminho turístico Águas Virtuosas, o visitante chega em um dos principais pontos turísticos de Poços de Caldas: a Fonte dos Amores. O local possui uma natureza exuberante e uma estátua de um casal, feita de mármore branco. Para coroar essa paisagem de destaque de Poços de Caldas, está a fina queda d’água presente no ponto.

 

A relação da cidade com as águas termais

A existência de um caminho turístico especial sobre as águas de Poços de Caldas é esperada, já que a cidade possui um carinho especial pelas suas águas, principalmente pelas águas termais. Estas foram decisivas na fundação e desenvolvimento da cidade, estimulando o turismo e propiciando momentos de glamour. Recentemente, as águas sulfurosas de Poços de Caldas incluíram a cidade em uma rota europeia de balneários.

 

Caminhos turísticos

A Prefeitura de Poços de Caldas definiu algumas rotas turísticas temáticas na cidade, com a finalidade de orientar e estimular os passeios turísticos. Dezenas de placas, com explicações e mapas de possíveis trajetos indicam aos turistas os passeios segmentados por temas.

O Visite Poços de Caldas já trouxe os Caminhos Turísticos Artes e Saberes; Ares, Águas e Lugares; Imperador; Conhecimento; e Montanhas, Natureza e Cenários. Em futuras publicações, serão abordados os caminhos turísticos Crenças e Artes, e Charmes e Encantos. Acompanhe!

Já fez algum caminho turístico em Poços de Caldas? Deixe um comentário e conte pra gente!

PUBLICADO EM:
COMPARTILHE
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email
COMENTÁRIOS
Fechar