Caminho Turístico Conhecimento apresenta Poços com mais profundidade

Poços de Caldas possui vários caminhos turísticos, entre eles o Caminho Turístico Conhecimento, que aborda preservação e conhecimento na cidade.
COMPARTILHE
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Poços de Caldas possui um conjunto de caminhos turísticos que reúnem pontos importantes, segmentados por temas específicos. O Visite Poços de Caldas, pensando em apresentar a cidade através de vários olhares, descreve um a um. Nesse artigo, você irá entender mais sobre o Caminho Turístico Conhecimento.

Neste caminho, são apresentados lugares onde garantem a preservação e o desenvolvimento do conhecimento da cidade. São pontos que contam as especificidades da cidade como a formação geológica, os tratamentos de saúde com as raras águas termais ou as pesquisas em prol da preservação do meio ambiente local. Tudo relacionado ao conhecimento, confira cada um deles.

Diferentemente de alguns percursos dos Caminhos Turísticos, é recomendado que este trecho seja realizado de carro, já que inclui pontos em lugares diferentes na cidade.

Thermas Antonio Carlos

Como em outros Caminhos Turísticos importantes para a cidade, um dos pontos principais é o edifício das Thermas Antonio Carlos. O prédio é de grande importância histórica para Poços de Caldas, já que foi construído com a intenção de transformar Poços em uma cidade balneária de padrões europeus.

Sua grandiosidade e beleza acolhem tratamentos com as raras águas termais. Mas, o Caminho Turístico Conhecimento destaca a ciência, presente por trás desses tratamentos.

Com um rico acervo bibliotecário, as Thermas Antonio Carlos preservam materiais e estudos sobre o termalismo. São diversos conteúdos que narram a história e técnicas sobre as águas sulfurosas.

Além do acervo da biblioteca, o prédio dispõe de uma sala com 28 aparelhos desenvolvidos para amenizar problemas reumáticos e articulares, além de colaborar no desenvolvimento de força. De acordo com a Secretaria de Turismo, a origem dos aparelhos é datada de 1929 e de fabricação alemã. Esse é um ponto que com certeza merece uma visita.

Represa Saturnino de Brito

A primeira barragem de Poços de Caldas também faz parte do Caminho Turístico Conhecimento, a Represa Saturnino de Brito é o segundo ponto do trajeto. Esta obra de engenharia foi construída com a intenção de evitar possíveis enchentes e armazenar água para a cidade. No local há um complexo turístico formado por um casarão e um jardim.

Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas

Não há um melhor local para promover o conhecimento do que um Museu. Além de acolher peças que retratam o período de maior luxo da cidade, o Museu Histórico e Geográfico reúne em seu acervo permanente exemplares de rocha e minérios, riquezas do planalto de Poços de Caldas.

Cascata das Antas

Poços de Caldas foi uma das primeiras cidades do Brasil a gerar a sua própria energia. O ponto, Cascata das Antas, foi visitado pela comitiva de Dom Pedro II, e até hoje preserva máquinas centenárias, natureza e as belas ruínas que um dia acolheram os primeiros maquinários da usina.

 Jardim Botânico de Poços de Caldas

Outro ponto de Poços de Caldas que contribui para promover o conhecimento é o Jardim Botânico de Poços de Caldas. O Jardim Botânico tem como principais funções atuar na pesquisa, conservação e educação de pessoas sobre as espécies da flora local.

O prédio, pioneiro na arquitetura sustentável, é composto por laboratórios, centro de visitantes, herbário e um alojamento para pesquisadores nacionais e estrangeiros que venham para estudar elementos da cidade e da região.

Caminhos Turísticos

Os caminhos turísticos são trajetos sugeridos pela Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, que reúnem pontos de visitação segmentados por determinados temas. O Visite Poços de Caldas irá trazer um a um, ao longo de suas postagens, com a finalidade de apresentar os principais pontos da cidade. Já foram produzidos artigos referentes aos seguintes caminhos: Caminho Turístico do Imperador; Caminho Turístico Montanhas, Natureza e Cenários; Caminho Turístico Ares, Águas e Lugares e Caminho Turístico Artes e Saberes.

Gostou das dicas para aumentar o seu conhecimento sobre Poços de Caldas? Deixe um comentário e navegue também pelos outros nossos artigos.

PUBLICADO EM:
COMPARTILHE
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email
COMENTÁRIOS
Fechar